quarta-feira, agosto 09, 2006

Pensamento ridículo

"A religião é um insulto à dignidade humana. Com ou sem ela teríamos pessoas boas fazendo o bem e pessoas más fazendo o mal. Mas para pessoas boas fazerem coisas más é necessário a religião".
Steven Weinberg, prémio Nobel de Física.

O que acham deste frase proferida por um homem inteligente?
Vá lá, não tenham medo - digam de vossa justiça.

Já agora, em jeito de informação complementar:
Steven Weinberg (3 de Maio de 1933 - ) é um físico dos Estados Unidos da América. Recebeu em 1979 o Prêmio Nobel de Física pelo seu trabalho de unificação de duas forças fundamentais da natureza (o electromagnetismo e a força fraca, através da formulação da teoria da força electrofraca), em conjunto com os seus colegas Abdus Salam e Sheldon Glashow. Em 1991 foi agraciado com a National Medal of Science. Seu livro "Os três primeiros minutos" é um relato clássico do big-bang. É membro da Royal Society of London, da U.S. National Academy of Science, e recebeu numerosos títulos honorários, mais recentemente nas universidades de Columbia, Salamanca e Pádua.

Enfim, coisas da vida ...

4 comentários:

Anónimo disse...

Acredita.. já é a terceira vez que venho aqui ler o texto, já o dei a ler e já pensei em várias respostas. Porque tal pensamento é mesmo ridiculo. Explorei várias hipóteses que poderiam ter levado esta ilustre (?) pessoa a ver a religião como insulto. Não acharia ele melhor tema sobre como a dignidade humana é constantemente ofendida? A menos que se sinta ele lesado pessoalmente, talvez por ser adepto da teoria do Big bang? Bem, já vi alguns cientistas que julgam que são ou que fazem o papel de Deus.. Não encontro explicação. mas tenho pena de não ver o tema debatido aqui porque gostaria de ler a opinião ger al.
Abraço

RPM disse...

Olá Amigo Fernando!

Uma afirmação de alguém muito apegado ao elemento real dos acontecimentos.

Não me assusta, não me choca nem me espanta tal afirmação de alguém que lida com a precisão dos acontecimentos.

A fé está em cada pessoa. Não no que as pessoas comentam ou afirmam.

Um abraço grande

RPM

Unknown disse...

Ótima frase!

Leandro disse...

Como ex-cristão, acho que entendo a que Weinberg se referiu. E deve ter sido às pessoas que matam em nome do deus deles.

. Aos cristãos da Idade Média,

. evangélicos dos EUA em seus rituais de assassinato dizendo que seriam bruxas

. e assim por diante.

Atualmente temos

. muçulmanos (nem todos, é verdade) matando por Alá.

.cristãos mais fundamentalistas tentando impedir o progresso da Ciência (exemplo, pesquisas com células tronco, etc)

. A Igreja Católica proibindo o uso de camisinha causando assim a morte de vários africanos por Aids,

. etc.

Da mesma forma que não devemos deixar crianças ou psicopatas ter acesso à facas ou revólveres, deveríamos pensar o mesmo sobre Religião.

Para ler mais sobre atrocidades permitidas e incitadas pela Bíblia, leia a sua Bíblia (não apenas as passagens que seu pastor ou padre te mostram) ou consulte algumas

clicando aqui

ou


clicando aqui

Ou talvez a Religião ser apenas abordade em aulas de Mitologia e História dos Bárbaros, já que ela é um insulto à dignidade.

Lilypie First Birthday tickers Lilypie