quinta-feira, setembro 28, 2006

Porque é que os cães não vivem tanto como as pessoas?

Vi esta história num blog de um colega e achei uma daquelas que considero ser uma "pedra preciosa", leiam, releiam e meditem.

Sou veterinário e, recentemente, fui chamado para examinar um cão da raça Wolfhound Irlandês chamado Belker.
Os proprietários do animal, Ron, a sua mulher Lisa, e o filho Shane, eram todos muito ligados ao Belker e esperavam por um milagre.
Examinei o Belker e descobri que ele estava a morrer com cancro.
Eu disse à família que não haveria milagres no caso de Belker, e ofereci-me para proceder à eutanásia do velho cão lá mesmo em casa deles.
Enquanto fazíamos os arranjos, Ron e Lisa disseram-me que estavam a pensar se não seria bom deixar que Shane, de quatro anos de idade, observasse o procedimento.
Eles achavam que Shane poderia aprender algo com a experiência.

No dia seguinte, eu senti aquele familiar "aperto na garganta" enquanto a família do Belker o rodeava para o mimarem pela última vez.
Shane, o menino, parecia tão calmo, acariciando o velho cão, que eu perguntei-me se ele entenderia o que se estava a passar.
Passados poucos minutos, Belker foi-se, pacificamente.
O garotinho parecia estar a aceitar a transição de Belker sem muita dificuldade ou confusão.

Sentámo-nos todos juntos, um pouco após a morte de Belker, pensando alto sobre o triste facto da vida dos animais ser mais curta que as dos seres humanos.
Shane, que tinha estado a escutar em silêncio disse:
"Eu sei porquê".
Abismados, voltámo-nos para ele. O que saiu da sua boca assombrou-me. Eu nunca ouvira uma explicação tão reconfortante.

Ele disse:-"As pessoas nascem para aprenderem a ter uma vida boa, a gostarem das outras pessoas e a serem bem comportadas, certo?" ...e o rapazinho de quatro anos continuou... "Bem, os cães já nascem a saber fazer isso, portanto não precisam de ficar cá tanto tempo como nós."

Enfim, coisas da vida ...

2 comentários:

Barbara Lucas disse...

amei este texto, muito fantástico

RPM disse...

os cães têm sentimentos...
os animais têm sentimentos...
nós, animais humanos, temos sentimentos.

mas por sermos racionais somos menos humanos...
abraço

RPM

Lilypie First Birthday tickers Lilypie