sexta-feira, novembro 16, 2007

Na Linha Da Utopia [15.11.2007]

A lata continua!

1. Alguém dizia há dias que “a lata” está cheia…de petróleo! A referência é personalizada no maior animador político da actualidade, Hugo Chávez. São 2,2 milhões de barris de petróleo diários que a Venezuela exporta, sendo a maioria dos quais para os EUA. Efectivamente, numa economia que depende do “ouro negro” (80% de exportações, metade das receitas do Estado), enquanto a “lata” continuar cheia desse precioso recurso, este e tantos outros líderes que nadam em petróleo, continuam a falar alto numa demonstração cabal de sedução imperial pelo poder e dando nas vistas pelos piores motivos.

2. A vingança de Chavez está aí. À sobriedade do Rei de Espanha (que não gritou mas numa frase disse tudo), o iludido “senhor moço” da lata ameaça tudo e todos, julgando-se dono de tudo e de todos. Seja de que quadrante político for (tendo o seu lugar próprio, isso pouco importa, pois o essencial são as pessoas e a sua dignidade humana), atitudes deste género são o espelho de uma “adolescência” política típica de ditador. Alguém ainda pensa que a Venezuela não corre perigo (os venezuelanos e os que lá lutam pela vida)? Nestes próximos anos, à medida que a Venezuela entrar em polvorosa, veremos como a comunidade internacional continuará a colocar a cabeça debaixo da areia…pois a dependência energética (agrava) tapará os olhos das indignidades.

3. É inconcebível ao ponto a que chega a lata do senhor eleito (?!...) pelo seu povo! Do episódio da cimeira ibero-americana, Chávez terá concluído que o Rei fez-lhe cheque-mate e agora o contra ataque é a “profunda revisão” das relações políticas, económicas e diplomáticas, em que “as empresas espanholas vão ter de prestar mais contas”. Mais ainda, diz Chávez: “Vou lá ver o que andam a fazer”. Grande trabalho, é natural!... De facto, no centralismo absolutista que cresce de dia para dia, tem de ser ele a ir ver o assunto… Pobre povo, vítima no presente e mais vítima no futuro. E pelo andar da carruagem, havendo poderosos interesses à mistura, parece que o futuro está traçado. A lata vai continuar sendo cada vez maior. A não ser que… haja democracia! Pelo enfiamento da jogada, as portas democráticas estão mesmo a fechar, e enquanto a “comitiva” estiver bem alimentada, será para durar. Que nos enganemos redondamente!

Alexandre Cruz [15.11.2007]
[imagem cartoon de Hugo Chavez] fonte: http://www.sergeicartoons.com/Caricaturas/politica/chavez-hugo.htm

3 comentários:

Marlow Zurita disse...

Eso no es nada, el señor Cháves está promocionando una reforma de la constitución de mi país que pretende concentrar el poder en sus manos.

Chávez está completamente loco, quiere ser el dueño del país; lo más triste es que mucha gente lo apoya, así que probablemente termine convirtiéndose en un monarca dictador.

PD: EO ESPERO QUE VOCÉ COMPRENDA MEO ESPAÑOL, EO NAO FALO PORTUGUÉS MAIS EO ENTIENDO

Fernando Cassola disse...

Pois, caro Wolram, lo mas estrano es que tu presidente es apoyado por la maioria de la populacion, no es verdad?

Marlow Zurita disse...

La verdad existe gran parte de la población que apoya al presidente, pero eso está cambiando. La reforma que está proponiendo Chávez tiene a mucha gente descontenta y le ha quitado simpatizantes.

El temor que tenemos en nuestro país es que Chávez tiene los poderes secuestrados y el organismo encargado de regular las elecciones está claramente parcializado, por eso ir a votar no parece salida, pues las elecciones difícilmente serán limpias.

saludos

Lilypie First Birthday tickers Lilypie